
Espera-se que o povo de Angola receba os nossos recensadores, responda às perguntas e ajude a preencher todo o questionário.
Um programa abrangente de comunicações para um censo populacional e habitacional tem um público principal: O público em geral.
O recenseamento é uma atividade nacional que depende completamente para o seu sucesso da cooperação e assistência do público em geral e de muitas organizações governamentais e locais, todo o esforço de comunicação deve ser desenvolvido como uma atividade coordenada.
São várias as principais mensagens que o INE precisa de comunicar ao público para maximizar os resultados dos recenseamentos. As campanhas publicitárias censitárias devem abranger um conjunto mais amplo de mensagens, os seus componentes são:
a) Dar a conhecer o recenseamento;
(b) educar o público sobre os benefícios (para eles e para o país) do censo;
c) Recordar às pessoas a sua obrigação legal e o seu dever de participar no recenseamento;
d) Explicar ao público o que fazer e quando;
e) Informar o público de que a privacidade e a confidencialidade serão protegidas;
f) Agradecer ao público pela sua participação no recenseamento.
É preciso cuidado para encontrar o equilíbrio correto entre essas diferentes mensagens. O censo é uma atividade para o bem comum.
A comunicação de uma operação censitária implica uma campanha educativa, cujo objetivo é despertar o interesse do público em geral e a sua cooperação. Os objetivos não são apenas dissipar qualquer ansiedade em relação aos objetivos do recenseamento, mas também explicar as razões das várias perguntas do questionário e oferecer alguma orientação quanto à forma como essas perguntas devem ser respondidas. A campanha também pode ser uma ferramenta importante para aumentar a completude da cobertura censitária, particularmente entre grupos de difícil enumeração.