Censos Angola 2024: Usos para negócios, indústria e trabalho

O recenseamento tem muitas utilizações importantes para indivíduos e instituições empresariais, industriais e laborais. Estimativas fiáveis da procura dos consumidores por uma variedade cada vez maior de bens e serviços dependem de informações precisas sobre a dimensão da população nas áreas subnacionais e a sua distribuição, pelo menos, por sexo e idade, uma vez que estas características influenciam fortemente a procura de habitação, mobiliário, alimentação, vestuário, instalações recreativas, material médico e assim por diante.

Além disso, o recenseamento pode ser utilizado para gerar estatísticas sobre a dimensão e as características da oferta de mão de obra necessária para a produção.

Estas estatísticas sobre a disponibilidade local de mão de obra podem ser importantes para determinar a localização e a organização das empresas. A tomada de decisão baseada em evidências é um paradigma universalmente reconhecido de gestão eficiente dos assuntos económicos e sociais e de governança geral eficaz das sociedades de hoje.

Gerar estatísticas relevantes, precisas e oportunas é uma condição sem o qual não deste modelo; a produção de estatísticas detalhadas para pequenas áreas e pequenos grupos populacionais é a sua base.

O papel do recenseamento da população e da habitação é recolher, processar e divulgar estatísticas detalhadas sobre a população, a sua composição, características, distribuição espacial e organização (famílias e agregados familiares).

A característica básica do censo é gerar estatísticas sobre pequenas áreas e pequenos grupos populacionais com erros amostrais mínimos ou nulos. Embora as estatísticas sobre pequenas áreas sejam úteis por si só, são importantes porque podem ser utilizadas para produzir estatísticas sobre qualquer unidade geográfica com fronteiras arbitrárias.

Por exemplo, ao planejar a localização de uma escola, um mercado ou um posto de gasolina, é necessário ter dados sobre a distribuição das crianças em idade escolar por área escolar, domicílios, carros e consumidores, que podem não corresponder necessariamente às unidades da área administrativa.