Censos Angola 2024: Impacto do censo nas políticas públicas

O recenseamento da população fornece os factos essenciais para a elaboração de políticas, planeamento e administração nacionais. A informação sobre a dimensão, distribuição e características da população de um país é essencial para descrever e avaliar a situação económica, social e demográfica e para desenvolver políticas e programas sólidos destinados a promover o bem-estar de um país. As estatísticas de base comparáveis para um país no seu conjunto e para cada unidade administrativa, localidade e pequena área do mesmo, fornecidas pelo censo, contribuem para elaboração de planos macroestratégicos, bem como para a gestão de assuntos nacionais. As contagens da população em geral, ou de subgrupos, por região geográfica são frequentemente usadas para a distribuição de financiamento e serviços governamentais.

Em muitos países, os recenseamentos da população representam a base dos seus sistemas estatísticos nacionais, sendo que os resultados do recenseamento fornecem dados de base importantes para o desenvolvimento e planeamento de políticas, para a gestão e avaliação das atividades do programa numa vasta gama de aplicações sectoriais e para a supervisão dos progressos globais do desenvolvimento.

Uma utilização emergente dos dados do recenseamento é a avaliação da boa governação por grupos da sociedade civil. O desempenho de um governo democraticamente eleito na melhoria do bem-estar dos seus cidadãos pode ser acompanhado de um recenseamento para o outro pelos cidadãos comuns através da divulgação generalizada e atempada dos resultados do recenseamento.

Os recenseamentos satisfazem muitas necessidades do programa, fornecendo informações estatísticas sobre questões demográficas, dos assentamentos humanos, sociais e económicas para fins locais, nacionais, regionais e internacionais. Importa destacar que os censos populacionais fornecem informações básicas para a elaboração de estimativas ou projeções populacionais e análises demográficas e socioeconómicas detalhadas da população.

O censo também fornece dados para o cálculo de indicadores sociais, particularmente aqueles que podem ser observados com pouca frequência porque medem fenómenos que mudam lentamente ao longo do tempo, e aqueles necessários para pequenas áreas ou pequenos grupos populacionais.