Censo 2024: grupo técnico no Cuanza Sul

O Grupo Técnico de Apoio à Comissão Multissectorial do Censo 2024, liderado pelo director-geral adjunto do Instituto Nacional de Estatística, Hernany Luís, realizou visitas de trabalho na província do Cuanza Sul, no âmbito da actualização cartográfica no território nacional em antevisão da preparação do Censo Geral da População e Habitação, que acontece em Julho de 2024.

A agenda na província registou encontros com a governadora em exercício, Emília Tchinawalile, e com administradores do Sumbe e de Porto Amboim, onde se colocou em revista os trabalhos da actualização cartográfica na província.

Nos encontros, o responsável realçou que a média de actualização cartográfica na província estima-se acima de 40%, o que situa acima da média nacional. Portanto, saudou o executivo local pelo empenho e a dedicação nesta tarefa de dimensão internacional.

Realizou-se ainda uma visita de campo aos agentes cartógrafos, e a constatação dos locais de acomodação do material censitário.

De seguida, partiu-se para o município de Porto Amboim, onde, após um encontro de cortesia com a administradora municipal, Maria Sumano, se realizou uma actividade de sensibilização das autoridades locais e da comunidade.

No âmbito da sensibilização, Hernany Luís sublinhou a importância do Censo 2024 e a participação de todos, sendo o Censo um projecto nacional.

As autoridades acolheram a actividade e deram nota da sua participação na sensibilização dos populares para a realização do Censo, em Julho deste ano.

20 de Janeiro de 2024

Fonte: INE – Instituto Nacional de Estatística de Angola